A cidade de Aquidauana foi palco do Pantanal Tech MS, o maior evento de tecnologia da região pantaneira, promovido pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e parceiros públicos e privados. Neste sábado (29), foram celebrados convênios para fomentar ciência, tecnologia e inovação no Mato Grosso do Sul, beneficiando estudantes, produtores, empresários, pesquisadores e cidadãos.
O governador Eduardo Riedel anunciou novos investimentos de R$ 7,5 milhões para o campus da UEMS em Aquidauana, elevando os níveis de ensino, pesquisa, extensão e inovação. No evento, que ocorreu desde a última sexta-feira (28), foram ofertados cursos de graduação e pós-graduação em diversas áreas. Riedel também lançou o curso de bacharelado em Agroecologia, em parceria com o Ministério dos Povos Indígenas e a prefeitura local, com investimento de R$ 8,8 milhões.
A integração entre atores públicos e privados, além das instituições de ensino superior, foi destacada pelo governador como fundamental para a criação de uma rede de conhecimento em prol do cidadão e da proteção do Pantanal. “É um evento de toda a sociedade, com representação de um sistema produtivo robusto e preservação ambiental”, afirmou Riedel.
Durante o evento, foram lançados cursos e programas importantes, como o curso tecnológico em Silvicultura, em parceria com a empresa Suzano, e o “Desafio de Inovação Pantanal Tech”, que premiou três projetos inovadores. Também foi assinado um protocolo de intenções para o programa de reprodução seletiva e melhoramento genético do pacu, além do lançamento do Programa Inova Pantanal para apoiar pequenos negócios e startups.
O evento contou com a presença de diversas autoridades e representantes de instituições parceiras. Entre elas, o ministro dos Povos Indígenas em exercício, Eloy Terena, secretários estaduais, deputados, prefeitos e empresários. A UEMS, junto com outras organizações, busca promover a sustentabilidade e inovação tecnológica no Pantanal, contribuindo para o desenvolvimento regional e a proteção ambiental.