Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Águas Guariroba mantém compromisso com sustentabilidade e gestão eficiente dos recursos hídricos em Campo Grande

Mesmo após o Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, a importância da preservação desse recurso essencial continua sendo pauta fundamental. Em Campo Grande, a Águas Guariroba atua há 25 anos como protagonista na gestão responsável e sustentável da água, garantindo o abastecimento de qualidade e o saneamento

Mesmo após o Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, a importância da preservação desse recurso essencial continua sendo pauta fundamental. Em Campo Grande, a Águas Guariroba atua há 25 anos como protagonista na gestão responsável e sustentável da água, garantindo o abastecimento de qualidade e o saneamento para a população da Capital.

A água que chega diariamente aos lares campo-grandenses percorre um processo rigoroso de captação, tratamento e distribuição, seguido pelo tratamento de esgoto, formando um ciclo completo de cuidado com o meio ambiente. Diariamente, mais de 280 milhões de litros de água são captados de fontes superficiais e subterrâneas, tratados e distribuídos com monitoramento 24 horas feito pelo Centro de Controle de Operações (CCO) da concessionária.

Desde 2011, 100% das residências e comércios de Campo Grande estão conectados à rede de água. Após o uso, a água é coletada por uma ampla rede de esgoto, com cobertura de 93% da cidade, sendo tratada integralmente antes de ser devolvida ao meio ambiente – o que representa mais de 93 milhões de litros de esgoto tratados por dia.

Segundo Gabriel Buim, diretor-presidente da Águas Guariroba, a responsabilidade na gestão do ciclo hídrico é o que assegura um futuro sustentável:

“Cuidar da água de forma responsável é preservar a saúde do planeta e garantir o abastecimento para as próximas gerações.”

Além disso, a concessionária avança constantemente em obras de infraestrutura. Somente em março, foi iniciada a construção de uma nova Estação de Tratamento de Esgoto no bairro Colúmbia. Ao final de 2024, dois reservatórios com capacidade de 1 milhão de litros cada foram entregues, assim como a perfuração de um novo poço profundo, fortalecendo a resiliência do sistema de abastecimento em períodos de estiagem.

Campo Grande também é destaque nacional em eficiência hídrica. O índice de perdas de água na Capital é de apenas 19%, bem abaixo da média nacional, que ultrapassa 30%. Esse resultado é fruto de investimentos em tecnologia e ações preventivas, como explica o gerente de Operações, José Henrique da Cruz:

“Contamos com o trabalho das equipes em campo e com o suporte dos loggers de pressão, dispositivos instalados em pontos estratégicos da cidade para monitorar a pressão da rede e identificar perdas de forma ágil.”

A atuação ambiental da Águas Guariroba vai além do sistema urbano. Há 14 anos, a concessionária fundou o Viveiro Isaac de Oliveira com foco na produção de mudas nativas para a recuperação de áreas de preservação ambiental nas bacias dos córregos Guariroba e Lageado. Com essa ação, foi possível recuperar matas ciliares e ampliar a vazão hídrica da região – o córrego Guariroba, por exemplo, apresentou aumento de 10% em sua vazão.

O viveiro, recentemente ampliado, agora tem capacidade para produzir até 80 mil mudas por ano. Em mais de uma década, foram doadas mais de 640 mil mudas para ações de reflorestamento em Campo Grande e interior do Estado.

Combinando tecnologia, investimentos e compromisso ambiental, a Águas Guariroba segue firme em sua missão de oferecer qualidade de vida à população e proteger os recursos naturais, mantendo Campo Grande entre as cidades mais bem abastecidas e arborizadas do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *