Nesta segunda-feira (13), o Governo do Estado está enviando 15 mil cobertores doados para o Rio Grande do Sul por via aérea. O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil estadual estão encarregados do transporte. O coronel Hugo Djan Leite, coordenador estadual da Defesa Civil, explica que a distribuição das doações será coordenada pelo Gabinete de Crise do governo gaúcho, seguindo a determinação do governador Eduardo Riedel. Agentes de Defesa Civil com expertise em logística humana foram solicitados pelo Gabinete de Crise na semana passada.
Além dos cobertores, nos próximos dias serão enviados caminhões com alimentos e insumos médicos, enquanto 19 médicos estão previstos para se deslocarem para Porto Alegre na terça-feira (14). Na semana anterior, o Governo de Mato Grosso do Sul já enviou dois caminhões com água potável e equipes para auxiliar na logística e organização das doações.
O governador Eduardo Riedel destaca a importância das doações para ajudar as famílias afetadas pelas enchentes, mobilizando instituições estaduais e privadas para essa ação de apoio aos gaúchos.
Segundo dados da Defesa Civil do Estado, até as 9h de hoje, 447 municípios foram afetados, com 147 óbitos, 127 desaparecidos, 806 feridos, 80.826 pessoas em abrigos, 538.247 desalojados e 2.115.703 pessoas afetadas.
Atualmente, 20 militares do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul estão em missão no Rio Grande do Sul, incluindo três que foram nesta segunda-feira acompanhados pela cadela Lika, de 5 anos, treinada para encontrar desaparecidos. Cinco policiais da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, especialistas em busca e salvamento, também foram enviados para ajudar nos resgates.