O Estado de Mato Grosso do Sul segue fortalecendo sua rede de apoio às mulheres vítimas de violência com a inauguração da 51ª Sala Lilás, que será aberta no próximo dia 22 de agosto na Delegacia da Polícia Civil de Mundo Novo.
A nova unidade faz parte de uma política estadual voltada para o atendimento humanizado e especializado em casos de violência de gênero. Com isso, o estado passa a contar com 51 Salas Lilás, além de 12 Delegacias de Atendimento à Mulher espalhadas pelo interior e uma unidade especializada em Campo Grande, que integra a Casa da Mulher Brasileira.
Desde o início da gestão do governador Eduardo Riedel, em 2023, foram implantadas 26 novas salas — mais que dobrando o número existente até então. Segundo o secretário estadual de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira, a estratégia integra infraestrutura, capacitação de equipes e parcerias com os serviços municipais de assistência social.
“A Sala Lilás é mais do que um espaço físico. É um ambiente pensado para acolher, ouvir e proteger. Reflete o nosso compromisso com uma justiça mais próxima e sensível à dor das vítimas”, afirma Videira.
🟣 O que são as Salas Lilás?
As Salas Lilás são ambientes reservados dentro das delegacias, onde mulheres, crianças e adolescentes vítimas de violência doméstica ou sexual recebem atendimento sigiloso e acolhedor. Inspiradas na Lei Maria da Penha e no ECA, essas salas garantem escuta qualificada, apoio psicológico, emissão de medidas protetivas e solicitação de exames periciais — tudo em um só local.
Além disso, o atendimento é realizado por profissionais treinados e, em situações graves, há o acionamento de assistentes sociais para acompanhar o caso e encaminhar as vítimas para abrigos ou programas de suporte, capacitação e reinserção social.
🏢 Mundo Novo recebe a nova unidade
Para o delegado Alex Junior da Silva, responsável pela delegacia de Mundo Novo, a Sala Lilás representa um avanço essencial na luta contra a violência de gênero:
“É um ambiente planejado para garantir que a mulher se sinta segura e acolhida desde o primeiro momento.”
Com a nova unidade, Mundo Novo passa a integrar uma rede que já conta com cidades como Bonito, Dourados, Sidrolândia, Ponta Porã, Nova Andradina e outras. O governo estadual planeja novas inaugurações até o final do ano.