Mato Grosso do Sul enfrentará mais uma semana de temperaturas extremas, com máximas acima de 40°C em diversas regiões. De acordo com a Metsul Meteorologia, uma bolha de calor estacionada no Estado deve ganhar força nos próximos dias, ampliando o calorão que já predomina.
Na última semana, municípios como Porto Murtinho e Amambai registraram as maiores temperaturas do Brasil, atingindo 41,8°C e 40,3°C, respectivamente. Campo Grande também se destacou, marcando 36,2°C como a maior máxima entre as capitais.
Nesta segunda-feira (13), Porto Murtinho pode alcançar 41°C, enquanto a Capital terá temperaturas entre 22°C e 37°C, sem previsão de chuva. A partir de terça (14), há possibilidade de pancadas de chuva isoladas, mas o tempo segue seco, com umidade relativa do ar abaixo de 30%, considerada prejudicial à saúde.
O Climatempo explica que a falta de nebulosidade e chuva intensifica o calor, criando a bolha de calor que afeta o Estado. Além disso, o fenômeno La Niña contribui para desviar os corredores de umidade para o norte do Centro-Oeste, reduzindo o volume de chuva em Mato Grosso do Sul.
No norte do Estado, regiões próximas às divisas com Mato Grosso e Goiás têm alerta para temporais com pancadas de chuva de forte a moderada intensidade. A recomendação é para que a população tome cuidados com o calor excessivo, especialmente crianças, idosos e pessoas com problemas de saúde.