A queima de fogos de artifício com efeitos sonoros está proibida em Campo Grande, conforme a Lei Complementar n. 406/2021. A medida visa reduzir os impactos negativos da poluição sonora, que causa perturbações em bebês, autistas, idosos, pessoas hospitalizadas e animais.
Além disso, é proibida a queima de fogos silenciosos em locais fechados ou em áreas próximas a hospitais, asilos, presídios, quartéis, postos de combustível, depósitos de inflamáveis e reservas florestais. O uso em portas, janelas ou terraços de edificações também não é permitido. Quem descumprir a norma está sujeito a uma multa de R$ 1.000, aplicada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur).
Os fogos de artifício, geralmente usados em celebrações como o Ano Novo, são classificados em quatro categorias (A, B, C e D), que variam conforme o efeito e a quantidade de pólvora. Os fogos das classes C e D, por exemplo, são destinados a maiores de 18 anos, enquanto os da classe A podem ser usados por adolescentes a partir de 13 anos.