Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Proibição de celulares em escolas melhora desempenho e socialização, apontam especialistas

Na Escola Alef Peritz, em São Paulo, onde a medida foi adotada há sete meses, professores observaram que os alunos, após um período de adaptação, começaram a socializar mais e prestar maior atenção nas aulas.

A proibição do uso de celulares nas escolas tem gerado resultados positivos em diversas instituições no Brasil. Na Escola Alef Peritz, em São Paulo, onde a medida foi adotada há sete meses, professores observaram que os alunos, após um período de adaptação, começaram a socializar mais e prestar maior atenção nas aulas. As brincadeiras e atividades físicas voltaram a fazer parte do dia a dia dos estudantes.

Segundo a pesquisa TIC Educação 2023, 28% das escolas no país já restringem o uso de smartphones. Em algumas dessas instituições, os alunos relataram melhora no desempenho acadêmico, e a interação entre colegas se intensificou. A escola Tarsila do Amaral, por exemplo, implementou um “sistema de desmame” para que as crianças pudessem se acostumar à rotina sem telas, o que também teve impactos positivos no comportamento dos alunos.

Pais, em sua maioria, apoiam a medida, apesar de alguns se preocuparem com a comunicação com os filhos durante o período escolar. Algumas escolas, como a Martin Luther King, adotaram soluções que equilibram o uso da tecnologia para atividades pedagógicas, mas restringem o uso para entretenimento, garantindo um ambiente escolar mais focado.

Matéria: Bruna Querino

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *