O número de denúncias de propaganda eleitoral irregular em Mato Grosso do Sul subiu para 810, conforme registrado pelo aplicativo Pardal da Justiça Eleitoral até esta quarta-feira (2). Destas denúncias, 381 são relacionadas a materiais de candidatos a vereador, 256 envolvem candidatos a prefeito e 162 são sobre coligações e partidos. Outras 11 denúncias foram feitas contra candidatos a vice-prefeito. Campo Grande lidera os registros, com 171, seguida por Jardim, com 95.
O aplicativo Pardal, desenvolvido pela Justiça Eleitoral, tem sido uma ferramenta importante para eleitores denunciarem irregularidades na propaganda eleitoral. Por meio do app, disponível para download gratuito, qualquer pessoa pode enviar denúncias acompanhadas de fotos, vídeos ou áudios que comprovem a irregularidade. O sistema assegura a confidencialidade dos denunciantes e permite que as autoridades competentes avaliem e investiguem as denúncias.
Até o momento, o TRE-MS também destacou que 26% das denúncias são relacionadas a conteúdos divulgados na internet, enquanto 17% envolvem o uso de bens públicos. O Pardal tem se mostrado uma forma eficaz de garantir mais transparência e fiscalização no processo eleitoral.