O Senar/MS lançou, nesta segunda-feira (16), a “SuperAção Pantanal” para apoiar produtores rurais no Pantanal de Mato Grosso do Sul após os incêndios. O programa, promovido pelo Sistema Famasul, tem como meta recuperar mais de 500 propriedades afetadas pelo fogo entre junho e agosto de 2024. A equipe, composta por 20 técnicos, visitará as áreas atingidas nos próximos 60 dias para orientar os produtores sobre ações imediatas e soluções de recuperação.
A iniciativa busca minimizar os prejuízos produtivos e econômicos. O Senar/MS oferecerá assistência técnica, incluindo cursos práticos sobre combate a incêndios e o programa Viva Pantanal. Além disso, o Condel e a Sudeco aprovaram uma linha de crédito especial para ajudar financeiramente os produtores na recuperação de suas áreas.
O Sistema Famasul também planeja criar um polo educacional no Pantanal. A decisão veio após identificar a dificuldade de acesso dos pantaneiros aos centros de ensino. A proposta é construir uma unidade de educação na região, facilitando o acesso à formação profissional e contribuindo para o desenvolvimento local.